A tecnologia da informação como vantagem competitiva

Sem dúvidas, pode-se analisar a tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações. A TI traz diversos benefícios com sua aplicação em qualquer empreendimento. Em contrapartida, os custos operacionais para instalações destes recursos se tornaram imprescindíveis, pois é necessário investir em computadores e softwares. Como a TI tornou-se um instrumento estratégico para as organizações, a gestão da mesma passa a ganhar destaque na estrutura administrativa das organizações (JAMIL, 2001).

Para o autor, a TI auxilia na sistematização do saber e do decidir de uma empresa, através das ferramentas, produtos e serviços disponíveis, levando a mesma a conhecer melhores seus pontos fortes e fracos, desenvolvendo assim suas competências. Atualmente a gestão de TI é norteada por adoções de alguns padrões como o CobiT – Control objectives for information and related Technology e o ITIL – Information Tecnology Infrastrcture Library (FERNANDES & ABREU, 2008).

A nova TI também compõe um sistema que distribui e armazena o conhecimento. Ela não é capaz de criar conhecimento, nem tão pouco garantir ou promover a geração ou o compartilhamento de um conhecimento em culturas corporativas que não favoreça tais atividades. Ela é imprescindivelmente necessária para propiciar a disseminação de conhecimentos (DAVENPORT & PRUSSAK, 2003). O conhecimento é a única vantagem sustentável que uma empresa pode possuir. A eficiência com que ela o utiliza, e a prontidão para adquirir esses conhecimentos podem ser responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização (NONAKA & TAKEUCHI, 1997).

A tecnologia da informação é utilizada para lidar com o conhecimento. Davenport & Prusak (2003) discorrem que o valor agregado pelas pessoas é capaz de transformar dados e informações em conhecimentos, sendo, então, a capacidade de captar e gerir esse conhecimento que diferencia as organizações. A informação de qualidade é imprescindível para a tomada de decisão correta capaz de permitir uma vantagem competitiva, juntamente com a elaboração de estratégias vencedoras. Neste sentido, considerando a informação um ativo de grande valor para a organização faz-se necessário que a mesma seja protegida e gerenciada (JAMIL, 2001).

O valor da informação para as organizações é imensurável, por isso economizar quando na obtenção de uma solução de segurança é colocar em risco um dos principais ativos da mesma. Os prejuízos vão desde a impossibilidade de abertura e realização de novos negócios até exposição da imagem da organização, pois uma vez atacada gera a insegurança, desconfiança, e até insatisfação de usuários e consumidores. Por isso precisam alcançar o máximo de segurança a um custo aceitável (JAMIL, 2001).

Na economia da informação, a concorrência entre as organizações baseia-se em sua capacidade de adquirir, processar, interpretar, armazenar, recuperar e utilizar a informação de forma eficaz.”

LACOMBE e HEILBORN, 2008, p. 450

Segundo Chiavenato (2004), desde 1990 a preocupação das empresas tem mudado seu foco. O capital financeiro deu espaço para uma nova riqueza, o conhecimento, que está intimamente ligado à informação. Atualmente, possuir informação é o que há de mais relevante para quem deseja alcançar a liderança e o sucesso.

A organização que possui informação tende a se diferenciar das demais, pois toma decisões mais exatas, possui um capital intelectual bem mais evoluído que suas concorrentes e, consequentemente, sua produtividade também é maior. Essa é
a era, segundo Chiavenato (2004), denominada de Era da Informação.

O aprimoramento das tecnologias e o desenvolvimento da informação causaram um impacto imenso na forma como as empresas eram acostumadas a lidar com o trabalho. O trabalho não é mais guiado e/ou regido sem o uso da
informação e a empresa que busca estar informada, munida de diferentes recursos para tomar decisões e que busca a contínua evolução de seu capital intelectual, é aquela que está mais bem preparada e apta para assumir a liderança de mercado
(CHIAVENATO, 2004).

Além da Tecnologia da Informação como Vantagem Competitiva

Como vimos, a TI é fator capaz de agregar vantagem competitiva às organizações contemporâneas. Caso queria se aprofundar no assunto, você pode conhecer mais detalhes sobre o que é vantagem competitiva e administração contemporânea. Além disso, outro modo de obter vantagem competitiva é a utilização de inteligência competitiva.

Outra forma de uma organização obter vantagem competitiva é a realização eficaz da gestão de projetos. Conheça o que é gerenciamento de projetos e informações sobre o Guia PMBoK – 5ª Edição.