Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de projetos consiste em adoção de técnicas, ferramentas, habilidades e conhecimentos que agregam valor à organização, auxiliando na consecução dos seus objetivos. Projetos são empreendimentos caracterizados por serem temporários que visam produzir um resultado único, seja ele um produto, serviço, uma melhoria ou um resultado. Os projetos devem ser gerenciados para: identificar requisitos; direcionar necessidades; manter comunicações; gerenciar às necessidades dos stakeholders; e, equilibrar as restrições como: escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e riscos (PMI, 2013).

A consolidação de conhecimentos, habilidades, processos, ferramentas e técnicas para que os projetos sejam exitosos foram compiladas pelo Project Management Institute – PMI – em um guia chamado Project Management Body Of Knowledge – PMBOK. Em 2013, o PMI lançou a quinta edição do guia PMBOK.  (PMI, 2013). O guia PMBOK se tornou um padrão internacional no gerenciamento de projetos.

O escritório de gerenciamento de projetos é uma estrutura organizacional designado para estabelecer a governança, com a responsabilidade de facilitar e compartilhar recursos e gerenciar metodologias, ferramentas e técnicas. O escritório pode ser capaz de identificar ameaças e oportunidades, métricas e interdependência entre projetos no âmbito da organização. O escritório de projetos também fornece suporte, consultoria ou ser condutor no gerenciamento de projetos. As atribuições do escritório de projetos vão desde ao fornecimento nas funções de apoio à responsabilidade direta por um ou mais projetos (PMI, 2013).

Implantar um escritório de projetos traz diversos benefícios para as organizações. Um destes benefícios é o incremento na eficiência na condução dos projetos, por meio da otimização do uso de recursos compartilhados (PMI, 2013). Outro benefício a se destacar é a simplificação nas rotinas de gestão, facilidade e otimização no gerenciamento de projetos a custos reduzidos (PRADO, 2003).

(c) 2022 – Cristina Mieko

1 comentário em “Gerenciamento de Projetos

  1. Pingback: A tecnologia da informação como vantagem competitiva - Astra Empreendedorismo

Comentários estão fechados.