Guia PMBoK – 5ª Edição

Atenção: este documento encontra-se desatualizado, em função da data de sua autoria e está marcado para revisão.

O Project Management Institute – PMI coordena o desenvolvimento de um guia para o gerenciamento de projetos.

Para o PMI, o gerenciamento de projetos é feito por meio da aplicação e integração de 47 processos, agrupados em grandes macro processos, que são o ciclo de vida do projeto. No ciclo de vida de projetos compreende 05 etapas: iniciação; planejamento; execução; monitoramento, controle; e encerramento (PMI, 2013).

O Guia PMBOK visa melhorar as técnicas em gerenciamento de projetos. Na década de 60 algumas organizações lançaram-se aos estudos para obter conhecimentos, técnicas e ferramentas para a gestão de projetos, no sentido de aumentar as chances de êxito dos projetos. Dentre estas instituições será apresentada o Project Management Institute – PMI, uma das mais difundidas organizações sobre o tema projetos. O PMI por meio dos profissionais de gerenciamento de projetos ligados à organização condensaram em práticas, que consideraram fatores críticos para o sucesso dos projetos.

Ainda de acordo com o Guia PMBOK estabelece diretrizes, uniformiza a linguagem para o gerenciamento de projetos, descreve o ciclo de vidas de projetos e seus processos. Além de um código de ética para os profissionais que atuam em projetos. Considerado um conjunto de práticas em gestão de projetos, estruturadas sob forma de guia. Para Barcauí (2012) o PMBOK não pode ser considerado uma metodologia, uma vez que não indica um modus operandis para gerenciamento de projetos. Esta consolidação de boas práticas em gerenciamento de projetos, PMBOK, é organizado pelo PMI. Sua versão de 2013 é a 5ª versão (PMI, 2013).

(C) 2022 – Cristina Mieko

1 comentário em “Guia PMBoK – 5ª Edição

  1. Pingback: A tecnologia da informação como vantagem competitiva - Astra Empreendedorismo

Comentários estão fechados.