Funções de um Escritório de Projetos

Escritório de Projetos

Segundo Mansur o escritório de projetos deve prover três atividades primordiais: o desenvolvimento da metodologia; o suporte a usuários e clientes com relação a metodologia; e, realizar o ciclo de melhoria contínua.

Mas, você sabe quais são as funções desempenhadas por um escritório de projetos?

As funções do Escritório de Projetos

As funções do EGP segundo Mansur (2007) apud Kendall e Rollins (2003), uma estrutura da corporação que centraliza e orientada para melhorar as práticas e os resultados de gerenciamento de projetos nas organizações. Além de visar suporte aos gerentes de projetos no desempenho de suas funções. O PMO pode assumir três papéis nas corporações:

  • Repositório – responsável por ser guardião dos processos de gerenciamento de projetos, sem participar das decisões de execução dos projetos;
  • Técnico – atua nas revisões, monitoramento do desempenho dos projetos, fornecendo metodologias, consultoria e assessoria; e,
  • Gerente – funciona como repositório e técnico, assumido responsabilidades sobre o gerenciamento de portfólio, Mansur (2007) apud Miranda(2003).

Adicionalmente, para o PMI (2013) a função principal do EGP é apoiar os gerentes de projeto, não se limitando às atividades listadas:

  • Gerenciamento de recursos compartilhados;
  • Identificação de desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos;
  • Orientação, assessoramento, capacitação e monitoramento;
  • Verificação da conformidade com as diretrizes, padrões e modelos de gerenciamento de projetos por meio de auditorias;
  • Desenvolvimento de políticas, procedimentos, modelos e documentos para uniformidade de comunicação e controle; e,
  • Coordenação e estabelecimento das comunicações entre os projetos.

Benefícios de Implantar o Escritório de Projetos

Heldman (2005) afirma que os benefícios da implantação de um escritório de gerenciamento de projetos deriva da definição e manutenção da padronização de procedimentos, implementação de metodologias de gerenciamento de projetos. Isto facilita o fluxo de informações e guarda de documentos trazendo uniformidade na linguagem e diretrizes para os profissionais que atuam com gerenciamento de projetos. O que está em consonância com o que preconiza a ABNT NBR ISO 21500:2012 em suas orientações sobre gerenciamento de projetos, como proceder no gerenciamento de projetos tratando dos padrões e procedimentos, registros, avaliação de forma documentada.

(C) 2022 – Cristina Mieko